sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexão do trabalho de Cidadania SP

Neste trabalho aprendi que a acção educativa, se constitui de orientações às crianças, sob a forma de normas, regras, comportamentos, atitudes, etc. O objectivo é que estas se incorporem à vida social. Podemos definir a aprendizagem informal: é a contínua aprendizagem ao longo da vida atrai para os tipos de aprendizagem não formal e formal. A antiga forma de conhecimentos é o principal alicerce da aprendizagem desde a infância. Os contextos informais proporcionam um enorme saber e fonte de inovação em matéria e métodos de ensino e aprendizagem. A aprendizagem formal: decorre em instituições de ensino e formação e conduz a diplomas e qualificações reconhecidas. A aprendizagem não formal: pode ocorrer no local de trabalho e através de actividades de organizações ou grupos da sociedade civil (organizações de juventude, sindicatos e partidos políticos). Os indivíduos são objectos de transformações que exigem mudanças em suas profissões, seus espaços de lazer. Em especial na comunicação e tecnologia produzem uma mudança nas formas de produção e de consumo. As necessidades permitem transformações nas áreas do saber, do económico e do político. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho.
A noção de cidadania planetária sustenta-se na visão unicamente do planeta e de uma sociedade mundial. No que diz respeito aos factores da globalização, com os novos meios de transporte e com as novas tecnologias de informação e comunicação, a sociedade diminuiu a distância das suas relações. Fenómeno cultural no cinema e no teatro, nos jornais e nas revistas, no computador e na internet. Estes trouxeram-nos imensas vantagens e desvantagens.
A democracia fundamenta-se em três direitos: Direitos civis; Direitos sociais (como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.). Direitos políticos (como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.).
Numa organização horizontal, o número de níveis hierárquicos é minimizado o que proporciona maior rapidez nos circuitos de decisão. Este tipo de organização favorece a criação de estruturas matriciais em que existe uma maior descentralização das responsabilidades e se promove o envolvimento e a iniciativa dos colaboradores.
 Existem vários tipos de associações que podem ser: culturais; recreativas; de apoio a camadas de população com necessidades específicas (associações de idosos, de pais e amigos, de apoio a crianças e jovens com deficiência, de apoio a uma área profissional); de defesa (ex. consumidor; animais; ambiente); humanitárias (ex. UNICEF; AMI). O objectivo destas associações é ajudar outros cidadãos com problemas como: a fome, a doença, a segurança. Com este trabalho enriqueci os meus conhecimentos.



Sem comentários:

Enviar um comentário