segunda-feira, 10 de janeiro de 2011







“FESU- Fórum Europeu para a segurança Urbana”


Hoje as autarquias sentem necessidades de adoptar políticas locais que visam responder a problemáticas específicas dos cidadãos, e desenvolver projectos de estudo e de prevenção, que visam a compreensão de fenómenos da insegurança urbana.
Matosinhos não é excepção, e a par de mais 300 câmaras municipais, Nacionais e Europeias, efectuaram uma candidatura à Comissão Europeia “European Comission programe for Public Health” para a implementação
de um projecto na prevenção do uso/ abuso de drogas”Democracy Cities & e Drugs (DC&DI) ”.
Achei importante referir este projecto porque se traduz no desenvolvimento de políticas globais integradas, partilhando as várias experiencias, mas ao mesmo tempo, também perceber as realidades, nas diversidades concelhias que se apresentam.   
Através de um chat, alunos do 7º ano de diversas escolas e em diferentes pontos do País e estrangeiro puderam colocar questões relacionadas, com a saúde pública, segurança, por exemplo uso de drogas e consequências, bulimia, bullying, alcoolismo etc., questões que eram respondidas e tempo real por especialistas habilitados nas diferentes áreas.
Só foi possível realizar este estudo, devido à grande interacção e cooperação de variados agentes, para reflexão, e retirar conclusões que ajudem a agir mais eficiência e conhecimento.
À nossa organização ”ADEIMA” como parte integrante no projecto, cabe-nos agora, depois de apresentados as conclusões do estudo, trabalharmos com as famílias que apresentam algumas das problemáticas estudadas, com maior rigor e conhecimentos específicos, com vista a proporcionar bem-estar social.
HC

Sem comentários:

Enviar um comentário