segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


   A internet foi um grande avanço tecnológico e é quase indispensável nos dias de hoje para meios profissionais, educacionais, e outros. Uma janela aberta para o Mundo, pela qual se pode ver e ouvir tudo o que quisermos e imaginarmos. Mas como em tudo na vida, há sempre duas faces, e a internet não foge à regra, pois é uma entrada livre para todo o tipo de informação, seja ela boa ou má. Os adolescentes são na maioria as principais vítimas, pois estão numa fase mais frágil e influenciável das suas vidas e por vezes muito sensíveis, e tudo o que se lhes apresentam eles consomem.
   Da mesma forma que existem sites que glorificam a anorexia, também há aqueles que incentivam ao suicídio. As crianças são outro grupo de risco, pois a sua inocência é um chamariz para os utilizadores mal  intencionados.
   A verdade é que este é um problema que infelizmente, se está a verificar cada vez mais, sendo praticamente impossível controlar o que se passa na Internet, por isso os pais têm de estar mais atentos a todos os movimentos dos filhos na internet. Por outro lado conseguimos viajar, conhecer, conviver, dialogar, matar saudades dos familiares e amigos, comprar e vender, etc., tudo isto e muito mais sem sairmos do conforto dos nossos lares. Com tudo, temos que nos proteger do aceso de estranhos aos nossos sistemas informáticos, instalando bons antivírus, firewall, e principalmente nunca por nunca, colocar assuntos da nossa vida privada no PC, seja de foro social, profissional ou outro. Existe sempre alguém que consegue entrar no nosso sistema informático (hackers) e roubar o que lá tivermos de importante ou até usar o nosso nome e endereço para actividades ilícitas, colocando-nos em maus lençóis. CUIDADO!

Sem comentários:

Enviar um comentário