quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alerta do Banco Mundial

Escalada do preço dos alimentos gera mais 44 milhões de pobres

O Banco Mundial alertou hoje que a escalada nos preços dos produtos alimentares atiraram mais 44 milhões de pessoas para uma situação de “pobreza extrema”. Os preços mundiais estão a evoluir para níveis perigosos e ameaçam dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

A organização considera que uma pessoa vive em situação de “pobreza extrema” quando tem menos de 1,25 dólares (0,93 euros) por dia para as suas despesas.





Comentários
1.      O preço dos alimentos
Há 7 anos atrás a culpa da fome no mundo era o baixo preço dos alimentos: e eis que surgiu todo o discurso de soberania alimentar. Hoje serão os altos preços dos alimentos? Na verdade são as elevadas margens de lucro dos intermediários (lembremos que, depois das farmacêuticas, as empresas de alimentos são as maiores do mundo) e a instabilidade dos preços agrícolas que serão sempre instáveis na ausência de políticas públicas para estabilizá-los.

2.      Os biocombustíveis

O estragar comida para fazer gasóleo, na trágica ideia dos biocombustíveis, é mais um crime contra a humanidade.

3.      O capitalismo selvagem
E uma tragédia, a noticia. Por que é que o capitalismo selvagem é responsável por isto? Primeiro, porque o aumento de preços dos produtos e consequência de uma mercado especulativo que joga com a comida dos seres humanos como objecto de investimento especulativo (capitalismo selvagem).
15.02.2011 – Adaptado do Público (J.M. Rocha)



TG

Sem comentários:

Enviar um comentário