quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cultura, Língua e Comunicação-Reflexão


Que o Homem teve sempre necessidade de comunicar, porque, só assim consegue viver, é verdade. Mas, a evolução dos meios de comunicação, também ela tem sido muito rápida. Se verificarmos, desde que os computadores apareceram depois da segunda Guerra Mundial, como os próprios telemóveis, eles, não têm parado de evoluir, se até aqui, era impossível transportá-los devido ao seu tamanho, hoje, se for preciso até os levamos no nosso próprio bolso.Que, realmente nos têm ajudado nas tarefas do nosso dia-a-dia, é um facto, parece que nem sabemos viver sem eles. Compreendo, que a evolução das tecnologias têm contribuído muito para a vida do Homem e a Internet, veio facilitar ainda mais a sua comunicação.
No entanto, como estamos a falar de línguas e comunicações, pelas pesquisas que fui fazendo ao longo deste trabalho deparei-me com duas situações: o uso da linguagem transformada em símbolos, que espero que seja só por uma questão de rapidez e de economia, como, uma quantidade de palavras em inglês (chat, online, email, etc.), que cada vez mais, fazem parte do nosso vocabulário e que sem querer estamos a adoptar para a nossa língua. Estando a caminharmos para um mundo cada vez mais global, e com o aparecimento da Internet, que nos permite estar em contacto em qualquer parte do mundo, será que, a tendência irá ser para uma língua só e universal para que todos a entendam e se possam comunicar? E neste caso o inglês? Ou não?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Impactos da globalização

 

A globalização afecta todas as áreas da sociedade, principalmente A comunicação, o comércio internacional e a, liberdade de movimentação, com diferentes graus de intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
Uma das características mais notáveis da globalização é a presença de marcas mundiais.
MP

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O uso das TIC nos meios de transporte


STC
Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controlo de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações. Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares, em conjunto com os operadores de controlo, que atrás de complexos sistemas informáticos “guiam” os aviões para as pistas correctas. Também os comboios e metro, são controlados pelas TIC.

O impacto do 25 de Abril de 1974 na Escola

CP

Na década de setenta a situação do país agravou-se. O povo estava insatisfeito. Aconteceu então a revolução dos "cravos", em 25 de Abril de 1974.
Foi uma época de grandes modificações na sociedade portuguesa, começou a viver-se em democracia, mais modernidade, mais direitos, mais liberdade, e, consequentemente uma grande mudança na escola. Esta foi considerada como um "elemento fundamental para a formação dos cidadãos da nova sociedade democrática.
As preocupações dos responsáveis pela política educativa foram as seguintes:
Alterar os conteúdos programáticos, que estavam profundamente marcados pela ideologia do regime do Estado Novo;
"A democratização da escola passará por medidas que beneficiem as camadas desfavorecidas da população, pela recuperação do pessoal humano que tinha sido afastado pelo anterior regime e pela intervenção de todos na política educativa".
 A escola não deveria ter como função principal, apenas a transmissão de saberes organizados e previamente estabelecidos. Mas devia encorajar os alunos a serem participantes e activos na sua formação. Uma das funções da escola, devia ser ajudar o aluno a tornar-se crítico, criativo e a trabalhar em grupo.
É desejo do primeiro Governo Provisório "democratizar a escola, mas de forma que funcione com eficiência, garantindo a qualidade da educação, ensino, pesquisa, científica e criação cultural".
Foram elaborados novos programas para o Ensino Primário e, pela primeira vez desde a 1ª República, os programas visam o desenvolvimento harmonioso da criança na sua plenitude, tendo-se achado importante a introdução do lúdico em crianças desta idade. A maior parte dos procedimentos eram apresentados como jogos, mas como meio de atingir um fim.
Depois do 25 de Abril, os professores do ensino primário, que se dedicavam ao ensino da aritmética, leitura, escrita e doutrina cristã, viram as suas funções profundamente alteradas. Tornaram-se animadores culturais, alfabetizadores de adultos e agentes de desenvolvimento comunitário.
A partir desta altura, a criança passa a ser encarada como alguém que tem características, necessidades próprias e direitos, enquanto ser humano.

A primeira chamada feita de um telemóvel

 

CLC

A primeira chamada foi feita no dia 3 de Abril de 1973 em Manhattan. Muitos nova-iorquinos pararam boquiabertos ao verem um indivíduo a falar ao telemóvel na rua. Este acontecimento acabou por mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Nasceu em 1947, dentro da Bell laboratorios no departamento de pesquisa da AT&T, a única operadora norte-americana nessa altura, o conceito de comunicações móveis utilizando uma rede celular.
Mas só em 1960, a Bell Labs e a Motorola começaram a estudaram o conceito e procuraram pô-lo em prática.
O primeiro telemóvel surgiu em 1973, quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis, ao anunciar o DynaTAC Cellular Phone, que pesava 1089 gramas. Em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para a empresa Motorola, sendo este considerado o pai do telemóvel.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Metade autor: Oswaldo Montenegro

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
Mas a outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é a platéia
A outra metade é a canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

" Globalização "


   Os primeiros passos para uma Globalização foram gerados em parte, pelo desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações. Estes dois contribuíram para que o Mundo se tornasse um caminho mais curto (...). Viaja-se mais rápido e em menos tempo, (...) fazem-se melhores negócios (...) pois comunica-se com mais rapidez e cumprem-se prazos estipulados com maior certeza de tempo. O processo de globalização surgiu para interesse do capitalismo, (...) com interesse em novos mercados, uma vez que o mercado de consumo interno se encontrava muito saturado e pouco convidativo. Com a abertura das fronteiras e as inovações tecnológicas, tornou-se mais fácil o acesso de pessoas e bens na EU, facilitando em muito as actividades económicas de bens e serviços. A nível de outros países as novas tecnologias e a evolução dos transportes deram um contributo para o incremento do fluxo comercial.

O GPS na sociedade




As grandes mudanças sociais da actualidade concentram-se muito nas novas tecnologias existentes, (...)   Para quem no seu dia-a-dia depende da estrada, (...), o GPS (Global Positioning System) Sistema de Posicionamento Global, foi uma das grandes invenções do nosso Século, criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, (...). Através do GPS conseguimos poupar tempo e dinheiro nas deslocações que fazemos, (...) desde que o seu software esteja sempre actualizado, ao colocarmos um endereço ou o nome de uma rua ele indica-nos o tempo e a distância que temos para percorrer e os melhores caminhos. Sempre que aparecem obstáculos durante o percurso ele indica-nos as alternativas encontradas para uma viagem mais rápida e segura.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

" O Homem Contemporâneo e o Mundo "

Fotos da Exposição realizada no polivalente, no âmbito da actividade integradora nº 2.
Actividade Final: Cartazes e Panfletos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011







“FESU- Fórum Europeu para a segurança Urbana”


Hoje as autarquias sentem necessidades de adoptar políticas locais que visam responder a problemáticas específicas dos cidadãos, e desenvolver projectos de estudo e de prevenção, que visam a compreensão de fenómenos da insegurança urbana.
Matosinhos não é excepção, e a par de mais 300 câmaras municipais, Nacionais e Europeias, efectuaram uma candidatura à Comissão Europeia “European Comission programe for Public Health” para a implementação
de um projecto na prevenção do uso/ abuso de drogas”Democracy Cities & e Drugs (DC&DI) ”.
Achei importante referir este projecto porque se traduz no desenvolvimento de políticas globais integradas, partilhando as várias experiencias, mas ao mesmo tempo, também perceber as realidades, nas diversidades concelhias que se apresentam.   
Através de um chat, alunos do 7º ano de diversas escolas e em diferentes pontos do País e estrangeiro puderam colocar questões relacionadas, com a saúde pública, segurança, por exemplo uso de drogas e consequências, bulimia, bullying, alcoolismo etc., questões que eram respondidas e tempo real por especialistas habilitados nas diferentes áreas.
Só foi possível realizar este estudo, devido à grande interacção e cooperação de variados agentes, para reflexão, e retirar conclusões que ajudem a agir mais eficiência e conhecimento.
À nossa organização ”ADEIMA” como parte integrante no projecto, cabe-nos agora, depois de apresentados as conclusões do estudo, trabalharmos com as famílias que apresentam algumas das problemáticas estudadas, com maior rigor e conhecimentos específicos, com vista a proporcionar bem-estar social.
HC

   A internet foi um grande avanço tecnológico e é quase indispensável nos dias de hoje para meios profissionais, educacionais, e outros. Uma janela aberta para o Mundo, pela qual se pode ver e ouvir tudo o que quisermos e imaginarmos. Mas como em tudo na vida, há sempre duas faces, e a internet não foge à regra, pois é uma entrada livre para todo o tipo de informação, seja ela boa ou má. Os adolescentes são na maioria as principais vítimas, pois estão numa fase mais frágil e influenciável das suas vidas e por vezes muito sensíveis, e tudo o que se lhes apresentam eles consomem.
   Da mesma forma que existem sites que glorificam a anorexia, também há aqueles que incentivam ao suicídio. As crianças são outro grupo de risco, pois a sua inocência é um chamariz para os utilizadores mal  intencionados.
   A verdade é que este é um problema que infelizmente, se está a verificar cada vez mais, sendo praticamente impossível controlar o que se passa na Internet, por isso os pais têm de estar mais atentos a todos os movimentos dos filhos na internet. Por outro lado conseguimos viajar, conhecer, conviver, dialogar, matar saudades dos familiares e amigos, comprar e vender, etc., tudo isto e muito mais sem sairmos do conforto dos nossos lares. Com tudo, temos que nos proteger do aceso de estranhos aos nossos sistemas informáticos, instalando bons antivírus, firewall, e principalmente nunca por nunca, colocar assuntos da nossa vida privada no PC, seja de foro social, profissional ou outro. Existe sempre alguém que consegue entrar no nosso sistema informático (hackers) e roubar o que lá tivermos de importante ou até usar o nosso nome e endereço para actividades ilícitas, colocando-nos em maus lençóis. CUIDADO!
Uma das melhores bandas, senão, a melhor de todos os tempos.
Para mim a melhor canção de todo o seu reportório.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexão do trabalho de Cidadania SP

Neste trabalho aprendi que a acção educativa, se constitui de orientações às crianças, sob a forma de normas, regras, comportamentos, atitudes, etc. O objectivo é que estas se incorporem à vida social. Podemos definir a aprendizagem informal: é a contínua aprendizagem ao longo da vida atrai para os tipos de aprendizagem não formal e formal. A antiga forma de conhecimentos é o principal alicerce da aprendizagem desde a infância. Os contextos informais proporcionam um enorme saber e fonte de inovação em matéria e métodos de ensino e aprendizagem. A aprendizagem formal: decorre em instituições de ensino e formação e conduz a diplomas e qualificações reconhecidas. A aprendizagem não formal: pode ocorrer no local de trabalho e através de actividades de organizações ou grupos da sociedade civil (organizações de juventude, sindicatos e partidos políticos). Os indivíduos são objectos de transformações que exigem mudanças em suas profissões, seus espaços de lazer. Em especial na comunicação e tecnologia produzem uma mudança nas formas de produção e de consumo. As necessidades permitem transformações nas áreas do saber, do económico e do político. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho.
A noção de cidadania planetária sustenta-se na visão unicamente do planeta e de uma sociedade mundial. No que diz respeito aos factores da globalização, com os novos meios de transporte e com as novas tecnologias de informação e comunicação, a sociedade diminuiu a distância das suas relações. Fenómeno cultural no cinema e no teatro, nos jornais e nas revistas, no computador e na internet. Estes trouxeram-nos imensas vantagens e desvantagens.
A democracia fundamenta-se em três direitos: Direitos civis; Direitos sociais (como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.). Direitos políticos (como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.).
Numa organização horizontal, o número de níveis hierárquicos é minimizado o que proporciona maior rapidez nos circuitos de decisão. Este tipo de organização favorece a criação de estruturas matriciais em que existe uma maior descentralização das responsabilidades e se promove o envolvimento e a iniciativa dos colaboradores.
 Existem vários tipos de associações que podem ser: culturais; recreativas; de apoio a camadas de população com necessidades específicas (associações de idosos, de pais e amigos, de apoio a crianças e jovens com deficiência, de apoio a uma área profissional); de defesa (ex. consumidor; animais; ambiente); humanitárias (ex. UNICEF; AMI). O objectivo destas associações é ajudar outros cidadãos com problemas como: a fome, a doença, a segurança. Com este trabalho enriqueci os meus conhecimentos.